História do Tênis Clube

Fundado em 9 de janeiro de 1910, o Tênis Clube Santa Cruz foi o primeiro clube de tênis do interior do Rio Grande do Sul.   

A paixão pelo esporte motivou os fundadores Heinz Von Ortenberg, Gaspar Bartholomay (primeiro presidente), Rudolf Freudenfeld, Ernst Peschel, Alfred e Heinrich Heuser, Rudolf Schick, Hermann Reuchlin, Julios Bartholomay, Pedro Huck, Adelina Barth e Maria Falk a investir na criação de um espaço destinado ao esporte.

Passados 25 anos da fundação, em 1935, foram inauguradas as duas primeiras quadras de tênis e uma sede, na rua Gaspar Silveira Martins, na gestão do Presidente Pedro Simões Pires.

Em 1954 foi adquirida a área para a construção da piscina e nos anos de 1961, 1967, 1987 e 2004 foram adquiridas mais extensões de terra que compõem hoje a área do Tênis Clube.

Em abril de 1993 foi iniciada a obra de construção da nova sede social, inaugurada no dia 10 de março de 2000.    

O Clube

Atualmente, o Tênis Clube possui aproximadamente 900 sócios (titulares), atendendo a um público de 2.500 pessoas, incluindo dependentes. Localizado numa área nobre, de 15 mil metros quadrados, no centro da cidade, possui uma das melhores estruturas para a prática do esporte no interior do Estado, com sete quadras de tênis (sendo duas cobertas), todas com piso de saibro e iluminação.

Além do tênis, o clube tem investido em outras modalidades para bem atender seus associados, mantendo uma quadra de padel (coberta), um campo de futebol sete (com iluminação e grama sintética de alta qualidade) e uma completa academia de ginástica (terceirizada) com custos especiais para os associados.

Na área social, dispõe de ambientes de pequeno, médio e grande porte para festas e confraternizações, com capacidades que variam de 50 a 350 pessoas. O salão principal, inaugurado em março de 2000 possui uma completa infra-estrutura, com móveis de excelente padrão, projeto de iluminação e climatização, o que o tornou um dos ambientes mais requisitados para os eventos da sociedade santacruzense.

Na área externa, o clube ainda possui ambientes direcionados ao descanso e lazer, como é o caso das churrasqueiras ao ar livre, cabana e quiosque, bem como das piscinas adulto e infantil.